A oftalmologia é uma área da medicina com o intuito de diagnosticar, investigando e cuidando de doenças oculares – relacionadas aos olhos – sendo o profissional o médico oftalmologista.
Catarata
A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão. A evolução costuma ser lenta, e a doença pode afetar primeiro um dos olhos e só mais tarde o outro.
Estrabismo
Estrabismo é um distúrbio que afeta o paralelismo entre os dois olhos, que apontam para direções diferentes. Ele pode ser classificado em convergente (esotropia), quando um ou ambos os olhos se movem para dentro, na direção do nariz; em divergente (exotropia), quando um ou os dois olhos se deslocam para fora e em vertical (hipertropia), quando o deslocamento ocorre para cima ou para baixo.
Retina
A retina é uma membrana muito fina, flexível e delicada que reveste a superfície interna da parte posterior do globo ocular e não possui nenhum elemento de fixação especial que a prenda ao globo ocular.
E quando acontece o descolamento da retina é necessário, uma urgência médica, se não tratado convenientemente e depressa, pode evoluir para perda total da visão. Esse descolamento de retina é uma alteração que se caracteriza pelo desprendimento dessa estrutura da superfície interna do globo ocular.
Glaucoma
O Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira.
Há vários tipos. O glaucoma crônico simples ou glaucoma de ângulo aberto, que representa mais ou menos 80% dos casos, incide nas pessoas acima de 40 anos e pode ser assintomático. Ele é causado por uma alteração anatômica na região do ângulo da câmara anterior, que impede a saída do humor aquoso e aumenta a pressão intraocular.
Córnea
A córnea é uma importante estrutura localizada na parte da frente do olho, que ajuda a garantir a entrada correta de luz nos olhos, permitindo que as imagens se formem de maneira adequada.
Contudo, alguns problemas podem afetar essa região, sendo o ceratocone o mais comum. Nesse caso, há uma degeneração no formato corneano, que começa a assumir uma forma de cone. Com isso, a visão fica progressivamente comprometida.